"Texto de divulgação-científica"
O efeito estufa é um fenomeno natural que impede que a terra perca calor, atuando como um "cobertor". Os principais componentes da atmosfera que contribui para o efeito estufa são os gás carbono, o gás metano e o vapor d'água. Se esse efeito é intensificado pode causar o aquecimento global.
Parte da radiação solar que chega a atmosfera é refletida de volta para o espaço principalmente pelas nuvens, o que não chega a interferir nos fenomenos climáticos. A outra parte atravessa a atmosfera e, nesse trajeto, os gases do efeito estufa absorve radiação infravermelha da luz solar e essa energia absorvida contribui para o aquecimento global.
O aquecimento da atmosfera ocorre, principalmente, pela radiação infravermelha irradiada pela superfície terrestre em direção as camadas mais altas. O ar aquecido próximo a superfície reduz sua densidade. E tem a capacidade de reter o vapor d'água aumentada, o que acelera a evaporação da água.
Este aquecimento é prejudicial a toda sociedade, isso é perceptivo quando vemos que em região nenhuma do mundo há as quatro estações, isso também é prejudicial pois com o elevado índice das temperaturas ocorre o derretimento de geleiras e a elevação do nível do mar, acabando com as encostas marítimas.
Por esses e mais alguns motivos foi criado na cidade de Kyoto no Japão uma lei que permite que cada país reduza ou tenha apenas 6,8% de gás-estufa produzido/emitido na atmosfera, que se chama "Protocolo de Kyoto". O Brasil foi um dos primeiros a aderir a essa lei e os Estados Unidos até não colocou em prática, e ele é um dos países que mais produz e joga gás-estufa (poluente) na atmosfera.
Resultado de discussão dos alunos: "Giovanna Alves, Lucas Luan, Gabriel Antônio, Nândrya Rárika e Thayná de Barros" - 1ª série Ensino Médio