"O código civil é uma forma de impor as leis e fazer com que elas sejam cumpridas. Mas, isso não é uma realidade no nosso país. Mais há pessoas roubando e matando do que pessoas honestas, isto é uma falha que envolve educação, política e segurança.
As vezes as leias são colocadas na prática, mas as vezes o bandido passa a ser o "mocinho" perante a lei. Assim, o ciclo da violência persiste na sociedade e as famílias passam a ser as aprisionada nas suas próprias casas, por medo e insegurança. O mínimo que podemos fazer é tentar educar as próximas gerações com sabedoria e calma".
Samla B. de Mesquita - 9º ano
"O código civil brasileiro encontra-se com muitas falhas, que aos poucos vem sendo acrescentadas várias outras normas para ser complementadas e assim, fazendo com que a sociedade se conscientize sobre as leis que o código civil impõe sobre a sociedade, assim, tentando formar uma sociedade com melhor qualidade de vida e diminuindo o índice de violência, e as famílias de hoje em dia devem se conscientizar de que a violência não leva a nada e falar disso para seus filhos, evitando o uso de drogas e a desigualdade social."
Jordana N. Carvalho - 9º ano
quarta-feira, 13 de junho de 2012
segunda-feira, 11 de junho de 2012
História do Cinema (2ª série)
Para se chegar à projeção cinematográfica atual, muitos processos de
investigação foram feitos em relação aos fundamentos da ciência óptica.
Já vem dos primórdios da humanidade a necessidade de registrar
movimentos através de pinturas e desenhos nas paredes. Há
aproximadamente sete mil anos atrás, no oriente, os chineses já
projetavam sombras de diferentes figuras recortadas e manipuladas sobre a
parede, um jogo de sombras, próprio do seu teatro de marionetes. No
século XV, Leonardo da Vinci realizou trabalhos utilizando a projeção da luz na superfície, criando a Câmara Escura,
que era uma caixa fechada, possuindo um orifício com uma lente, local
destinado a passagem da luz produzida pelos objetos externos. A imagem
refletida no interior dessa caixa era a inversão do que se via na
realidade. Mais adiante, no século XVII, O alemão Athanasius Kirchner
criou a Lanterna Mágica, objeto composto de um cilindro iluminado à
vela, para projetar imagens desenhadas em uma lâmina de vidro.
No século XIX, muitos aparelhos que buscavam estudar o fenômeno da persistência retiniana foram construídos, este fenômeno é o que mantém a imagem em fração de segundos na retina.
Joseph-Antoine Plateau foi o primeiro a medir o tempo da persistência
retiniana, concluindo que uma ilusão de movimento necessita de uma série
de imagens fixas, sucedendo-se pela razão de dez imagens por segundo.
Plateau, em 1832, criou o Fenacistoscópio, apresentando várias figuras
de uma mesma pessoa em posições diferentes desenhadas em um disco, de
forma que ao girá-lo, elas passam a formar um movimento.Criado pelo francês Charles Émile Reynaud o Praxinoscópio foi um invento importante para o surgimento do cinema. Este aparelho era um tambor giratório com desenhos colados na sua superfície interior, e no centro deste tambor havia diversos espelhos. Na medida em que girava-se o tambor, no centro, onde ficavam os espelhos, via-se os desenhos se unindo em um movimento harmonioso. Dentre outros inventos, há o Cinetoscópio, inventado por Thomas A. Edison, que consistia em um filme perfurado, projetado em uma tela no interior de uma máquina, na qual só cabia uma pessoa em cada apresentação. A projeção precisava ser vista por uma lente de aumento.
Em 1890, Edison projeta diversos filmes de seu estúdio, aos quais encontra-se “Black Maria”, considerado o primeiro filme da história do cinema. É a partir do aperfeiçoamento do Cinetoscópio, que o Cinematógrafo é criado pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, na França, em 1895. O cinematógrafo era ao mesmo tempo filmador, copiador e projetor, e foi considerado o primeiro aparelho realmente qualificado de cinema. Louis Lumière foi o primeiro cineasta a realizar documentários em curta metragem na história do cinema. O primeiro se intitulava “Sortie de L’usine Lumière à Lyon” (Empregados deixando a Fábrica Lumière), e possuia 45 segundos de duração. Neste mesmo ano de 1895, Thomas Edison projeta seu primeiro filme, “Vitascope”.
O americano Edwin S. Porter, apropriou-se dos estilos
documentarista dos irmãos Lumière e os de ficção com uso de maquetes,
truques ópticos, e efeitos especiais teatrais de Georges Méliès, para
produzir “Great Train Robbery” (O grande roubo do trem), em 1903, um
modelo de filme de ação, obtendo êxito e contribuindo para que o cinema se popularizasse e entrasse para a indústria cultural.
Há também uma equipe de técnicos/especialistas que são fundamentais junto aos profissionais já apresentados, que são: o “técnico de efeitos especiais” cuja tarefa é realizar efeitos visuais e sonoros às cenas já filmadas, inclusive utilizando inserção de efeitos posteriores por computador; o “técnico de som”, que cuida dos diferentes microfones durante as gravações, cuidando para que só haja a captação do que se julgue essencial; o “operador de câmera” que fica responsável por focar os ângulos solicitados pelo diretor; e os “editores” ou “montadores”, que trabalham numa ilha de edição, juntos com o diretor ou orientados por um mapa organizado pelo próprio diretor, onde se encontra organizados as cenas, os sons, a trilha sonora, entre outros parâmetros qualitativos e quantitativos de finalização do filme. Outros profissionais como coreógrafos, figurinistas, e maquiadores são essenciais em determinadas produções.
Fontes
COLL, César, TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Arte. São Paulo: Ática, 2000.
http://www.saocarlosoficial.com.br
http://www.webcine.com.br
Ambiguidade''
Vícios de linguagem são, segundo Napoleão Mendes de Almeida, palavras ou construções que deturpam, desvirtuam, ou dificultam a manifestação do pensamento, seja pelo desconhecimento das normas cultas, seja pelo descuido do emissor.
Exemplos:
Obs 2: A preposição "como" também gera confusão com o verbo "comer" na 1ª pessoa do singular.
A ambiguidade normalmente é indesejável na comunicação unidirecional, em particular na escrita, pois nem sempre é possível contactar o emissor da mensagem para questioná-lo sobre sua intenção comunicativa original e assim obter a interpretação correta da mensagem.
Ambiguidade
Ambiguidade é a possibilidade de uma mensagem ter dois sentidos. Ela geralmente é provocada pela má organização das palavras na frase. A ambiguidade é um caso especial de polissemia, a possibilidade de uma palavra apresentar vários sentidos em um contexto.Exemplos:
- "Onde está a vaca da sua avó?" (Que vaca? A avó ou a vaca criada pela avó?)
- "Onde está a piranha da sua mãe?" (Que piranha? A mãe ou a piranha criada pela mãe?)
- "Este líder dirigiu bem sua nação"("Sua"? Nação da 2ª ou 3ª pessoa (o líder)?)
- "Antes ele andava de Lotação, hoje não anda mais"("Não anda porque"? ficou aleijado ou porque Lotação não leva deficiente físico?).
Obs 2: A preposição "como" também gera confusão com o verbo "comer" na 1ª pessoa do singular.
A ambiguidade normalmente é indesejável na comunicação unidirecional, em particular na escrita, pois nem sempre é possível contactar o emissor da mensagem para questioná-lo sobre sua intenção comunicativa original e assim obter a interpretação correta da mensagem.
domingo, 10 de junho de 2012
Científicos
TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Tem a função de transmitir conhecimento de natureza científica:
- autor especialista na área;
- o veículo (suporte) é revistas científicas e livros;
- destinátario leitores científicos e pesquisadores da área;
- 3ª pessoa;
- Apresenta resultados de pesquisas - dados estatísticos, testes...-;
- Usa-se o Presente do indicativo.
RELATÓRIO
Tem por objetivo expor a investigação relativa a um fato ou um experiência.
- Aluno como locutor;
- 1ª ou 3ª pessoa;
-Estrutura própria;
- Deve haver resutados, geralmente em gráficos e tabelas;
- Variedade padrão da língua.
Tem a função de transmitir conhecimento de natureza científica:
- autor especialista na área;
- o veículo (suporte) é revistas científicas e livros;
- destinátario leitores científicos e pesquisadores da área;
- 3ª pessoa;
- Apresenta resultados de pesquisas - dados estatísticos, testes...-;
- Usa-se o Presente do indicativo.
RELATÓRIO
Tem por objetivo expor a investigação relativa a um fato ou um experiência.
- Aluno como locutor;
- 1ª ou 3ª pessoa;
-Estrutura própria;
- Deve haver resutados, geralmente em gráficos e tabelas;
- Variedade padrão da língua.
Coesão e Coerência - 1ª série (Se liguem!!!)
Coerência e coesão textuais são dois conceitos importantes para uma melhor compreensão do texto e para a melhor escrita de trabalhos de redação de qualquer área.
A coesão trata basicamente das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as orações e frases para garantir uma boa sequenciação de eventos. A coerência, por sua vez, aborda a relação lógica entre ideias, situações ou acontecimentos, apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais, de natureza gramatical ou léxico lexical, e no conhecimento compartilhado entre os usuários da língua.
Pode-se dizer que o conceito de coerência está ligado ao conteúdo, ou seja, está no sentido constituído pelo leitor.
-Coesão - É a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.
-Coerência - É a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar; é o resultado da não contradição entre as partes do texto, fazendo referência a termos e expressões anteriormente empregados. Resumindo, a coerência é o sentido do texto e a coesão é o sentido da frase. -Esses dois são muito importantes para a escrita de qualquer tipo pois sem eles o texto fica sem coerência.
PRÁTICA:
Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois Dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte, ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez, Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pala chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
__Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.
ANDRADE, Carlos Drummond de. A cor de cada um. Rio de Janeiro, Ed. Record,1998
1. Observe os termos em destaque no texto.
a. A que se referem os pronomes o e ele no segundo parágrafo?
b. Reescreva o trecho abaixo, substituindo os pronomes destacados pelo referente já mencionado no texto:
“A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola...”
c. Conclua: qual é a função dos pronomes e a sua importância na construção do texto?
2. Observe: “... um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos...”
a. Que palavra está sendo modificada pelo adjetivo cheio?
b. Conclua: A concordância é um mecanismo de coesão textual? Explique.
A coesão trata basicamente das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as orações e frases para garantir uma boa sequenciação de eventos. A coerência, por sua vez, aborda a relação lógica entre ideias, situações ou acontecimentos, apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais, de natureza gramatical ou léxico lexical, e no conhecimento compartilhado entre os usuários da língua.
Pode-se dizer que o conceito de coerência está ligado ao conteúdo, ou seja, está no sentido constituído pelo leitor.
-Coesão - É a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.
-Coerência - É a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar; é o resultado da não contradição entre as partes do texto, fazendo referência a termos e expressões anteriormente empregados. Resumindo, a coerência é o sentido do texto e a coesão é o sentido da frase. -Esses dois são muito importantes para a escrita de qualquer tipo pois sem eles o texto fica sem coerência.
PRÁTICA:
Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois Dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte, ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez, Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pala chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
__Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.
ANDRADE, Carlos Drummond de. A cor de cada um. Rio de Janeiro, Ed. Record,1998
1. Observe os termos em destaque no texto.
a. A que se referem os pronomes o e ele no segundo parágrafo?
b. Reescreva o trecho abaixo, substituindo os pronomes destacados pelo referente já mencionado no texto:
“A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola...”
c. Conclua: qual é a função dos pronomes e a sua importância na construção do texto?
2. Observe: “... um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos...”
a. Que palavra está sendo modificada pelo adjetivo cheio?
b. Conclua: A concordância é um mecanismo de coesão textual? Explique.
terça-feira, 8 de maio de 2012
"Crack: O mal que ataca a sociedade"
Na sociedade atual um dos males mais comuns é o uso do crack. Com a mesma rapidez que um câncer se discemina em um organsmo, a droga corrói as entranhas da comunidade.
O uso do crack começa cada vez mais cedo. Crianças estão expostas aos riscos dessa "doença", que se espalha com velocidae vertiginosa e que se não for tratada a tempo fatalmente levará a morte.
Como o poder de destruição de um tumor, o efeito poderoso do crack sobre o cerébro faz como que o usuário queira sempre e cada vez mais o efeito da droga, criando um círculo vicioso, é como se fosse uma montanha russa que não pode ser desligada, onde ora se está no alto (euforia causada pela droga), ora que está em queda livre (depressã, aflição, fissura descontrolada, necessidade insuportável, sintomas causados pela abstinência).
Não se cura um câncer da noite para o dia, um duro, penoso e longo caminho tem de ser percorrido para depois de meses de tratamento, no qual o paciente sofrerá com diversas dificuldades físicas e psicológicas, e até anos de acompanhamento possa-se atravessar a linha de chegada dessa maratona pela vida. Desse modo, deve ser feito para curar também os dependentes químicos: travar com o inimigo um longa e diária batalha. Essa batalha é claro, será recompensada com a vida. É preciso tratar o físico, o psicológico e o social, até que o inimigo esteja derrotado e a guerra definitivamente vencida. Caso contrário, uma irremediável metástase se instalará em cada orgão da sociedade".
Karla G. Ribeiro - 2ª série E.M.
terça-feira, 1 de maio de 2012
"Texto de divulgação-científica"
O efeito estufa é um fenomeno natural que impede que a terra perca calor, atuando como um "cobertor". Os principais componentes da atmosfera que contribui para o efeito estufa são os gás carbono, o gás metano e o vapor d'água. Se esse efeito é intensificado pode causar o aquecimento global.
Parte da radiação solar que chega a atmosfera é refletida de volta para o espaço principalmente pelas nuvens, o que não chega a interferir nos fenomenos climáticos. A outra parte atravessa a atmosfera e, nesse trajeto, os gases do efeito estufa absorve radiação infravermelha da luz solar e essa energia absorvida contribui para o aquecimento global.
O aquecimento da atmosfera ocorre, principalmente, pela radiação infravermelha irradiada pela superfície terrestre em direção as camadas mais altas. O ar aquecido próximo a superfície reduz sua densidade. E tem a capacidade de reter o vapor d'água aumentada, o que acelera a evaporação da água.
Este aquecimento é prejudicial a toda sociedade, isso é perceptivo quando vemos que em região nenhuma do mundo há as quatro estações, isso também é prejudicial pois com o elevado índice das temperaturas ocorre o derretimento de geleiras e a elevação do nível do mar, acabando com as encostas marítimas.
Por esses e mais alguns motivos foi criado na cidade de Kyoto no Japão uma lei que permite que cada país reduza ou tenha apenas 6,8% de gás-estufa produzido/emitido na atmosfera, que se chama "Protocolo de Kyoto". O Brasil foi um dos primeiros a aderir a essa lei e os Estados Unidos até não colocou em prática, e ele é um dos países que mais produz e joga gás-estufa (poluente) na atmosfera.
Resultado de discussão dos alunos: "Giovanna Alves, Lucas Luan, Gabriel Antônio, Nândrya Rárika e Thayná de Barros" - 1ª série Ensino Médio
"O DIÁRIO DA MINHA VIDA
A minha vida se resume
Em estudar o dia inteiro
Identidade que assume
Sem manejo e sem maneiro
Literatura uma aventura
Redação minha paixão
Mas serve mais como lição
Para minha Licenciatura
Gosto muito de gramática
Mas meu ponto forte é a matemática
Que nao assusta e nem mata
Mas de fato me me encanta
Para chegar ao meu objetivo
Tenho que estudar, estudar, estudar
Sem parar, nem para respirar
Ponto positivo e negativo
Mas fazer o quê,
Gosto mesmo é de estudar."
Micaele sousa - 2ª série Ensino Médio
"Amor a primeira vista
Acho que foi isso que senti
Quando meu olhar no seu se encontrou
Eu não pude resistir
O brilho do seu sorriso
deu jeito de me olhar
Me levou ao paraíso
E me fez sonhar
E a cada vez que te via
Meu coração saltitava
Não cabia tanta alegria
E a cada dia mais eu te amava."
Érica Araújo- 2ª série Ensino Médio
Assinar:
Postagens (Atom)